Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Karlsruhe, a cidade em forma de leque

Fomos a Karlsruhe de carona com uma alemã. Saímos de lá pela manhã, e após +- 1 chegamos. Pegamos um trem (4.80 euros) e fomos até o centro. Ela é uma cidade típica alemã, bem pequenininha e interessante. Há um belíssimo castelo. Um amigo meu, Carlos, disse-me que o castelo foi construído para um amigo do rei. Já um menino (amigo de minha amiga) que conheci na viagem a cidade disse que na verdade o rei saiu de sua cidade, que pegou fogo, e construiu aquele castelo. Para entrar no castelo, você paga cerca de 3 euros. Dentro do castelo tem vários museus, o da música (tem desde Mozart até os dias atuais), medieval, coisas do castelo (peças do castelo), coisas da 2ª guerra, ..... Fomos até o topo e tivemos uma bela visão da região. Visitamos outros pontos da cidade. Almoçamos no Burger King (foi a primeira vez que fiz um lanche neste fast food). A cidade fica entre a floresta negra e a planície do Reno. Uma curiosidade é que o primeiro email no território alemão foi recibido lá. A cidade é em forma de raios/leque.


Foi fundada em 1715, e o marquês Karl Wilhelm, a construiu com o castelo no centro, do qual irradiam várias ruas. Outra importante fato que aconteceu na cidade, é que lá surgiu a primeira sede do parlamento na Alemanha (1822).

Lugares ....
Castelo – Schloss Karlsruhe -  foi residência de Karl Wilhelm Von Baden-Durlach. “Ruhe” significa calma, e Karl, era o nome do rei. Logo: “Karl calmo”. Desde a abdicação o último monarca, o castelo é utilizado como  Museu Estatal do Baden (desde 1919). Na 2ª Guerra foi incendiado por um bombardeio, mas posteriormente foi reconstruído e reaberto.  Andando pelos jardins do parque, você pode andar num “pequeno trem” para dar uma volta ao redor do castelo (Schlossgartenbahn Karlsruhe). 






































Praça marktplatz – pirâmide – tem um ar egípcio – ali está sepultado desde 1807 o marquês Karl Wilhelm
Turmberg – Bairro Durlach – pegamos um bondinho e subimos até o Turmberg, de lá dá para ter uma visão geral da cidade.



Prefeitura



Jardins do castelo (Schlossgarten)




 Igreja Stadkirche, Rua comercial de Baden – Kaiserstraße, .....
Universidade – Nasceu ali a primeira Escola Politécnica da Alemanha (1825), ela é considerada uma das universidades de elite do país. Passaram por ali, Carl Benz (nasceu ali, e depois foi para Mannheim); Heinrich Hertz (pioneiro nos estudos de ondas eletromagnéticas – quem não se lembra das aulas de física no 2º grau sobre freqüência e sua unidade de medida, o Hertz).
A cidade fica bem próxima a Alsácia, é só atravessar a Floresta Negra e as montanhas de Vosges e você estará na França. O passeio foi bem agradável!!! Nosso retorno para Mannheim foi bem engraçado, a moça que nos deu carona pela manhã, também nos deu carona a noite (10 euros para ir e + 10 para voltar); ela perguntou o que achávamos do jeito alemão de ser..... Quando  chegamos a Mannheim, fui comprar umas últimas lembranças, e depois saímos para tomar e comer Kebab.
Detalhar toda a viagem é um pouco difícil, pois a cada momento me lembro de outros detalhes. Eu tentei transcrever aqui o que me lembrei, o resto está no meu diário de viagem e na minha mente. Por ora é isso!!
Para finalizar... um site interessante sobre passagens aéreas baratas na Europa é:  http://www.ryanair.com/pt
Outros sites legais de se visitar são:
No outro dia, embarquei em Frankfurt para o Brasil. Eu raramente bebo bebida alcoólica. Porém neste dia provei uma cerveja alemã!!! Meu retorno ao Brasil foi divertidíssimo!!
Espero ter escrito coisas interessantes sobre as cidades visitadas! Nos próximos posts falarei alguns textos (um sobre grão de mostarda) e sobre algumas cidades no Brasil.
Para os que viajarão... Boa viagem!
Auf wiedersehen

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário