Powered By Blogger

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dresden – a Florença Alemã

Continuando a história de minha viagem...fomos de Berlin a Dresden (200 km +-). 

Nós fomos de ônibus (custou uns 25 euros). A cidade fica na região da Saxônia (leste europeu – pertencia ao lado soviético), as margens do rio Elba, que a divide em duas: a velha (Altstadt) e a nova (Neustadt). Durante a  2ª guerra mundial ela foi bombardeada, sendo totalmente destruída. Porém muitos anos depois foi reconstruída. 
Como diz Gerhart Hauptmann “Quem desaprendeu a chorar, está reaprendendo com a destruição de Dresden”.



Dresden bombardeada

Minha amiga morava em Dresden, mas acabamos ficando no quarto de uma amiga dela (que estava no Egito). A cidade possui obras arquitetônicas maravilhosas. Para quem quer conhecer um pouco do que foi a Alemanha Oriental, vá a Dresden! Uma cidade que possui muitas construções históricas, que lhe transmitem cultura, arte e serenidade.
Nós saímos de manhã, pegamos um trem e em 10 minutos chegamos ao Centro. Nós levamos bicileta, mas deixamos no centro, pois caiu uns pingos de chuva. Fizemos maior parte do percurso a pé, e o resto de trem (que percorre a cidade). Quando ao trem, você coloca dinheiro na máquina, ela te dá o troco e o ticket (você pode comprar ticket para o dia inteiro, e se você for estudante, pode pagar mais barato). Saiu em torno de 1,5 euros a passagem diária. Só teve um ticket que saiu mais caro, pois estavámos transportando a bicicleta.


Esperando o trem

Trem passando

Ticket da prefeitura e o do trem

Obs: Nunca entre no trem sem ter comprado um ticket, pois se te pegarem lá sem ticket você tem de pagar uma multa de 40 euros, além de muita dor de cabeça.

Para comer eu aconselho ir num restaurante para provar pelo menos uma vez a comida alemã (eu comi a típica salsicha alemã com batatas e provei o suco de maça, que é típico alemão). Também aconselho ir ao Nordsee (“fast food” de peixe - http://www.nordsee.com/de/), que  é muito bom e barato!!! Um lanche com peixe sai em torno de 2,5 euros e uma porção de camarão (com 18 camarões graúdos é 5 euros, e vem com um molho fantástico).
Uma coisa que você deve fazer se der, é a carteira estudante (tem muito desconto nos locais e no ônibus. Eu fiz o meu na STB, custou 40 reais).
Contar um pouco sobre os lugares visitados....

Zwinger – É um “edifício no estilo barroco”. Foi construído para ser “fachada” para os inimigos. Você olha por fora parece um castelo, e quando entra não há muitos monumentos, mas há um complexo de museus. É belíssimo!!!!


Residenzschloss  - É um castelo no qual se hospedou Napoleão. Ele guarda tesouros da realeza (século XVIII). Um exemplo são as importantes porcelanas alemãs.


Fürstenzug – Caminho dos príncipes – Mural de porcelana na rua com 25 mil azulejos e 102 metros de comprimento!!! Durante o bombardeio de 1945, resistiu a altas temperaturas (+ de 2000 ºC). 


Frauenkirche – Igreja das Mulheres – é uma igreja Luterana/Protestante; um dos símbolos da cidade (é linda e imponente).  Ela foi construída entre os anos de 1726 e 1743 por Georg Bähr. Durante a 2ª guerra mundial foi totalmente destruída pelo fogo. Muitos anos depois lá por 1994 é que começaram a rescontrução dela, sendo reinaugurada em 2005. Ela fica no centro e possui uma bela cúpula barroca – nós fomos lá e ficamos um tempinho na igreja.  Bem na frente dela há um monumento de Martin Lutero. Uma coisa que acho muito legal na Alemanha é a rapidez com que eles se reerguem e restauram monumentos totalmente destruídos.

 
 
Ópera Semper - Para quem gosta de música


Grosser Garten – É um parque lindíssimo!!! Vale a pena ir lá para dar uma caminhada ou passar o dia.  Para quem gosta de ir ao zoológico (tem um perto lá, porém eu não fui).







Prefeitura – Você paga cerca de 3 euros (estudantes) e vai até o topo para ter uma visão geral da cidade









Katholische Hofkirche – Igreja Católica – Não entramos lá. Mas possui uma bela arquitetura.



Passagem da arte -

Lojas – Há muitas lojas de departamento em Dresden. Eu gostei muito de um shopping de casa que fomos (muita coisa boa, bonita e barata).


Cemitérios dos Judeus – fica no Neustadt


Uma coisa legal de se ver também são os semáforos. Você só encontrará o semáforo tipo “bonequinho” no leste europeu.



Curiosidades: Dizem que os saquinhos de chá, a fisioterapia e os coadores de café nasceram em Dresden.
Bem...nós andamos bastante e aproveitamos ao máximo. Perdemo-nos e paramos numa ala nobre da cidade. No final do dia estávamos muito cansadas e com alguns calos nos pés. Mas valeu a pena!!!!!
Visite Dresden. Você não se arrependerá, é uma cidade maravilhosa!! 

Como muitos dizem é a “Florença Alemã”.













Para conhecer um pouco mais da cidade visite:http://www.dresden.de/dtg/en/index.php

Próximo destino... Praga de carona!
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário