Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Orar

A armadura





Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,  E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho [...]
Efésios 6:11-19

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O grande ditador


 Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio... negros... brancos.
            Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.
            O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.  A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
            A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: “Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.
            Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!
            Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, ms dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.
            É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!
            Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontrares, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo – um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, Hannah! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o arco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, Hannah! Ergue os olhos!
Charlie Chaplin



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ilusão



Em um mês, três pessoas próximas morreram. Um amigo de 16 anos morreu afogado; um tio-avô de “pneumonia” (depois de alguns meses sofrendo numa cama, devido a outro agravo); e uma tia com leucemia, tendo morte cerebral.
Todas as mortes me fizeram pensar em nossa pequenez, na fragilidade e instabilidade da vida, na mania nossa de querer ser o “senhor da razão, da verdade e do controle remoto da vida nossa e da alheia”.
Nossa corrida é pelo ter (dinheiro, bens, muitos contatos e poucos amigos), pelo ser alguém importante, pelo status. Geralmente quando nos perguntam como você está; nossa resposta na grande maioria está atrelada ao que nós conquistamos e temos, mas raramente a quem somos internamente, e como está nosso “relacionamento” com Deus. Quanto desperdício de tempo, de amor, de dinheiro....
Pena que nossas reflexões gerem poucas ações! Ah..se tivéssemos corações mais quebrantados. Ah..Ah...Ah.
E o Depois da morte terrena? Depois desta há a ressurreição e a eternidade (qual lado cada um de nós estará, isso compete somente a cada um e a Deus. Como alguém disse: “Lá vc não poderá dizer...mas fulano me mandou p este lado. Lá...é vc e Deus(trindade), e ninguém mais). E aos que morreram em Cristo, em Cristo estarão.

"Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu; para ser o Senhor, tanto de mortos como de vivos' (Romanos 14.7-9).
"Disse Jesus: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida... Se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente" (Jo 5.24; 8.51). "Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto" (Jo 11.24-25)
"Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" (Ap 21.3-4).
Hoje no enterro, uma tia minha citou uma frase de meu avô: “Filha, tudo é ilusão. O que seria da nossa vida se não fossem as ilusões?”
Por fim nos resta viver nem o ontem, nem o amanhã, mas sim o hoje! Um hoje bem vivido, com fé, esperança, amor e um coração renovado diariamente, pois o amanhã não nos pertence.

Abs,

Aline, abril 2012


terça-feira, 10 de abril de 2012

Castelo forte

Alguém já ouviu alguma vez a história do hino Castelo Forte, feita por Lutero em 1529. Então..a história é a seguinte: Lutero pegou a melodia de uma música folclórica e a utilizou para sua letra. Assim criou uma música que fosse facilmente cantada pela população.



Ein Feste Burg ist unser Got


1. Ein’ feste Burg ist unser Gott,
Ein' gute Wehr und Waffen;
Er hilft uns frei aus aller Not,
Die uns jetzt hat betroffen.
Der alt’ böse Feind,
Mit Ernst er’s jetzt meint,
Groß’ Macht und viel List
Sein’ grausam’ Rüstung ist,
Auf Erd’ ist nicht seins Gleichen.
3. Und wenn die Welt voll Teufel wär’
Und wollt’ uns gar verschlingen,
So fürchten wir uns nicht so sehr,
Es soll uns doch gelingen.
Der Fürst dieser Welt,
Wie sau’r er sich stellt,
Tut er uns doch nicht,
Das macht, er ist gericht’t,
Ein Wörtlein kann ihn fällen.




2. Mit unsrer Macht ist nichts getan,
Wir sind gar bald verloren;
Es streit’t für uns der rechte Mann,
Den Gott hat selbst erkoren.
Fragst du, wer der ist?
Er heißt Jesus Christ,
Der Herr Zebaoth,
Und ist kein andrer Gott,
Das Feld muss er behalten.




4. Das Wort sie sollen lassen stahn
Und kein’n Dank dazu haben;
Er ist bei uns wohl auf dem Plan
Mit seinem Geist und Gaben.
Nehmen sie den Leib,
Gut, Ehr’, Kind und Weib:
Lass fahren dahin,
Sie haben’s kein’n Gewinn,
Das Reich muss uns doch bleiben.


Para escutar em alemão: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ein%27_Feste_Burg.ogg

Em português:

Castelo forte é nosso Deus,espada e bom escudo,
com seu poder defende os Seus,
em todo transe agudo.
A nossa força nada faz,
estamos ,sim perdidos;
mas nosso Deus socorro traz,
e somos protegidos.
Defende-nos Jesus,
o que venceu na cruz,
Senhor dos altos céus;
e sendo o próprio Deus,
triunfa na batalha.
Se nos quisessem devorar,
demônios não contados,
não nos podiam assustar,
nem somos derrotados.
O grande acusador,
dos servos do Senhor,
já condenado está;
vencido cairá,
por uma só palavra.
Sim, que a palavra ficará,
sabemos com certeza,
e nada nos assustará,
com Cristo por defesa.
Se temos de perder,
os filhos, bens e lar,
embora a vida vá,
por nós Jesus está,
e dar-nos-á seu Reino.
Martinho Lutero